top of page

Como escolher as plantas certas para o seu jardim

  • elzaayroza
  • 1 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de jun. de 2023


ree
Jardim Natureza Sustentável

Ter um jardim bonito e saudável é o sonho de muitas pessoas que gostam de natureza e de cuidar das plantas. Mas como saber quais são as melhores espécies para cada tipo de ambiente, clima e solo? Neste post, vamos dar algumas dicas para você acertar na escolha das plantas para o seu jardim e deixá-lo ainda mais bonito e harmonioso.


A primeira coisa que você deve fazer é observar as características do seu espaço. Qual é o tamanho do seu jardim? Ele recebe sol direto ou é mais sombreado? Qual é o tipo de solo? Ele é mais seco ou mais úmido? Esses fatores vão influenciar na adaptação e no desenvolvimento das plantas que você vai escolher.


Depois, você deve pensar no estilo que você quer dar ao seu jardim. Você prefere um jardim mais clássico, com flores delicadas e cores suaves? Ou um jardim mais moderno, com plantas exóticas e cores vibrantes? Ou um jardim mais rústico, com plantas nativas e pedras? Ou um jardim mais tropical, com palmeiras e bromélias? Ou um jardim japonês? Ou um jardim sensorial? Cada estilo tem suas próprias plantas que combinam melhor entre si e criam um efeito visual agradável.


O Clássico é marcado pelas formas geométricas, simetria e separação dos espaços. Uso de coníferas e plantas que podem ser podadas, formando figuras de topiaria (esculturas vegetais). Estátuas, fontes d’agua e escadarias.



O Jardim Moderno ou Contemporâneo com o uso de plantas exóticas, com cores vibrantes. Segue as tendências atuais de design, arquitetura e paisagismo. Linhas retas e formas geométricas, que criam um contraste com as curvas e as cores das plantas;



O Jardim Tropical caracterizado pela forma informal da composição e pela presença de vegetação nativa típicas de regiões tropicais e subtropicais, como palmeiras, plantas aquáticas, bromélias, agaves, dracenas, monsteras, samambaias, entre outras.



O Jardim Rústico vegetação é predominantemente de plantas nativas de clima seco e árido, como as suculentas, plantas xerófitas, cactos...Também há bastante uso de pedras e areia.



O Jardim Japonês é um dos mais antigos e tradicionais. Dentro da estética tem a concepção espiritual, todos os elementos têm de estar de acordo com a filosofia de vida oriental.



O Jardim Sensorial (Especial) o público alvo são pessoas com necessidades especiais, por exemplo aos portadores de deficiência visual ou crianças e idosos. Um jardim para ser sentido de todas as formas, com o tato, visão, audição, olfato e por que não o paladar. Variar texturas, cheiros e cores com caminhos.



Por fim, você deve levar em conta as suas preferências pessoais e o seu nível de dedicação ao jardim. Você gosta de plantas que florescem o ano todo ou que mudam de cor a cada estação? Você tem tempo e disposição para regar, podar e adubar as plantas com frequência ou prefere plantas que exigem menos cuidados? Você quer atrair pássaros e borboletas para o seu jardim ou prefere evitar insetos?


Com essas informações em mente, você pode pesquisar quais são as plantas que se encaixam no seu perfil e no seu projeto. Você pode consultar livros, revistas, sites ou contratar profissionais especializados em paisagismo para ter mais ideias e inspirações. Lembre-se de que o seu jardim deve refletir a sua personalidade e o seu gosto, mas também respeitar as necessidades das plantas que você escolher.


Esperamos que este post tenha te ajudado a escolher as plantas certas para o seu jardim. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo. E se você tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.


Se precisar de ajuda entre em contato.

Eu sou Elza Ayroza, paisagista, atuo em projetos, implantação, manutenção de jardins e recuperação ambiental. Sempre trabalhei preocupada com a satisfação das necessidades sociais e ambientais do meio ambiente, respeito as características naturais da paisagem, crio espaços livres, ambientes saudáveis, preservando, conservando, restaurando e recuperando a natureza. Sou membro do grupo de paisagistas que fundou a ANP (Associação Nacional de Paisagismo), em 1995.


Comentários


© 2021 por J Mesquita Consultoria 

bottom of page