top of page

DICAS PARA PLANTAS DENTRO DE CASA

  • elzaayroza
  • 13 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de jul. de 2023


ree

Sempre, desde pequena as plantas fazem parte da minha vida. Minha mãe principalmente e meu irmão caçula que considero meu MESTRE me influenciaram muito para ser quem eu sou. Seja como lazer ou profissionalmente. Sou apaixonada e muito ligada com elas.


As plantas são uma ótima maneira de adicionar um toque de cor e vida a qualquer espaço interno.

Além disso, elas têm o poder de purificar o ar e aumentar os níveis de oxigênio, melhorando a qualidade do ambiente.

No entanto, é importante lembrar que algumas pessoas podem ser alérgicas a elas e que elas podem liberar dióxido de carbono durante a noite, o que pode afetar a qualidade do sono.

As plantas podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor. Elas também podem ajudar a aumentar a produtividade e a criatividade.


Espero ao criar este Post contribuir e influenciar na sua vivência com as plantas!


Lá vai algumas espécies que podem ser muito boas para ambientes internos como a espada-de-são-jorge, a jiboia, o lírio-da-paz, samambaias como samambaia de Boston, zâmiaoculca, antúrio, arvore da felicidade, algumas palmeiras.......





Utilize plantas na cozinha para deixar o ambiente mais charmoso e bonito. Na decoração da cozinha você pode utilizar latas de chá, xícaras, canecas, garrafas e outros utensílios como vasos. Plante nesses recipientes alguns temperos e chás tipo hortelã, salsinha, alecrim, manjericão pimenta, entre outros.


ree

Plantas para banheiro quando houver iluminação natural, escolhidas a partir da luminosidade e ventilação do cômodo. Em ambientes quentes e úmidos como o banheiro, as plantas que mais se adéquam são: o lírio da Paz, a espada de São Jorge, o Bálsamo, diferentes tipos de cactos, a violeta....




Aqui estão algumas dicas gerais para cuidar de plantas internas:


A frequência com que você deve regar suas plantas depende do tipo de planta que você tem e das condições em que ela está crescendo:

Regue suas plantas, mas não as deixe encharcadas. A maioria das plantas prefere solo úmido, mas não molhado. Verifique o solo regularmente para ver se está úmido. Se o solo estiver seco ao toque, é hora de regar. Regue suas plantas com menos frequência no inverno, quando a umidade é maior e as plantas crescem mais lentamente e com mais frequência no verão, quando a umidade é menor e as plantas crescem mais rapidamente.


Insolação, certifique-se de que suas plantas estejam recebendo a quantidade certa de luz. Algumas plantas precisam de luz solar direta, enquanto outras preferem luz indireta ou sombra.


Adube suas plantas regularmente para ajudá-las a crescer e florescer.

Verifique suas plantas regularmente em busca de sinais de doença ou infestação de insetos. Transplante suas plantas quando elas ficarem muito grandes para um vaso maior.

Existem alguns sinais que podem indicar que sua planta precisa ser adubada: a planta está crescendo mais lentamente do que o normal; as folhas da planta estão amareladas ou desbotadas; a planta não está produzindo flores ou frutos como deveria; o solo parece seco e sem nutrientes.

Se você notar algum desses sinais, pode ser hora de adubar sua planta. Existem muitos tipos diferentes de adubo disponíveis, então certifique-se de escolher um que seja adequado para o tipo de planta que você tem.


Lembre-se de que essas são apenas diretrizes gerais e que você deve ajustar a frequência de rega com base nas necessidades específicas da sua planta.


Se precisar de ajuda entre em contato.

Eu sou Elza Ayroza, paisagista, atuo em projetos, implantação, manutenção de jardins e recuperação ambiental. Sempre trabalhei preocupada com a satisfação das necessidades sociais e ambientais do meio ambiente, respeito as características naturais da paisagem, crio espaços livres, ambientes saudáveis, preservando, conservando, restaurando e recuperando a natureza. Sou membro do grupo de paisagistas que fundou a ANP (Associação Nacional de Paisagismo), em 1995.




Comentários


© 2021 por J Mesquita Consultoria 

bottom of page