Então, qual a importância do Paisagismo na qualidade de Vida?
- elzaayroza
- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

O paisagismo baseia-se nos princípios do pensar nos espaços urbanos de forma a priorizar o conforto e bem estar das pessoas, ou seja, é um dos muitos instrumentos ambientais que pode ser usado como forma de melhorar a qualidade ambiental urbana. Seu foco principal está na harmonia entre a estética, funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes.
Por esse motivo, o paisagismo não se resume apenas a jardins urbanos e pode ser utilizado em inúmeros projetos, como parques e praças, propostas de tratamento paisagístico de vias urbanas e autoestradas, programas de educação ambiental, conjuntos esportivos e de recreação, entre muitos outros.
A origem da profissão de paisagista remonta as culturas antigas no tratamento de seus jardins. Durante a Idade Média o interesse pelo espaço exterior diminuiu, porém, com o Renascimento, foi revivido com esplendidos resultados na Itália e deu origem às vilas ornamentadas, jardins, e grandes praças exteriores.
O século XX é claramente dividido por três tipos de ação: dos paisagistas ecléticos os quais serviram as elites da Velha República, dos paisagistas modernos nacionalistas, que têm na obra de Roberto Burle Marx a expressão máxima dos anos 40 a 70 e, finalmente, a ação dos paisagistas contemporâneos, que vão acrescentando novas formas, rompendo com os padrões paisagísticos modernistas vigentes, com nítidas influências dos novos paradigmas americanos, europeus e asiáticos. É desta época também o surgimento dos grandes condomínios residenciais. O paisagista é responsável principalmente pela elaboração do projeto e pelo planejamento e gerenciamento da implantação e manutenção.
Até o momento fomos capazes de entender qual o uso do paisagismo no cotidiano e parte dos processos da execução de um projeto, mas qual a importância do paisagismo na qualidade de vida das pessoas?
São muitos os pontos importantes, o paisagismo urbano traz muitas vantagens para o bem estar das pessoas, além das vantagens mais óbvias, como a beleza de espaços paisagísticos e o bem-estar mental que um ambiente desses traz, existem também muitas vantagens físicas.
Em áreas urbanas em que a concentração de pessoas e gases poluentes é muito grande, o plantio de árvores reduz e muito a quantidade de CO2 no ambiente.
Isto tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, por exemplo, as árvores são capazes de diminuir a temperatura do seu entorno de 2ºC a 8ºC, promovem uma economia média de 20% no uso de ar condicionado e entre 20 a 50% da energia usada para o aquecimento.
Para nós da Natureza Sustentável não existe projeto ou jardim grande ou pequeno, nós tratamos as áreas de nossos clientes com a mesma dedicação e carinho.
Entre em contato para fazer uma avaliação do seu jardim sem compromisso.
Atendemos pelo Tel/ Whatsapp - 11-98373-0769
Ou acesse o nosso site para nos conhecer melhor www.naturezasustentavel.com.br
Eu sou Elza Ayroza, paisagista, atuo em projetos, implantação, manutenção de jardins e recuperação ambiental. Sempre atuei preocupada com a satisfação das necessidades sociais e ambientais do meio ambiente, respeito as características naturais da paisagem, crio espaços livres, ambientes saudáveis, preservando, conservando, restaurando e recuperando a natureza.
Sou membro do grupo de paisagistas que fundou a ANP (Associação Nacional de Paisagismo), em 1995.


















Comentários